sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

A Trindade e a clareza das Escrituras nos Pais da Igreja

Papistas costumam dizer que a doutrina da trindade e das nuas naturezas de Cristo e outras que envolvem cristologia não são claras nas Escrituras, isso quando não dizem que estão ausentes dos escritos inspirados. Vejamos o que os Pais pensavam a respeito:

Teodoreto

Embora você ainda não me conheça, eu acho que Vossa Excelência está ciente das patentes calúnias que tem sido publicadas contra mim, pois você tem me ouvido frequentemente pregar na igreja, quando eu proclamei o Senhor Jesus, e apontei as propriedades tanto da divindade e da humanidade; para que não dividamos o Filho em dois, mas, adorando o Unigênito, assinalemos a distinção entre carne e Divindade. Acho que isso é confessado até mesmo pelos arianos, que não chame a carne de Divindade, nem tratem a divindade como carne. A Sagrada Escritura nos ensina claramente ambas as naturezas. (Epístola 99)

Agostinho

Que a mente humana seja purgada de falsidades deste tipo. A Sagrada Escritura, que se adapta aos pequeninos não evitou palavras tiradas de qualquer classe de coisas realmente existentes, através da qual, como por alimento, a nossa compreensão pode ascender gradualmente a coisas divina e transcendente. (On the Trinity, Book 1, Chapter 1, Section 2)

Novaciano

Senão por isso, temos tudo isso com veneração e válido raciocínio, que deve ser razoavelmente pensado ter causado escândalo aos hereges, seguramente não por culpa das Escrituras celestiais, que nunca engana; mas pela soberba do erro humano, pelos quais eles tenham escolhido ser hereges. (On the Trinity, Chapter 30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários que;

- Tenham ofensas;
- Não sejam pertinentes ao tema do artigo;
- Sejam Ctrl C + Ctrl V de outros blogs e sites.

É permitido citar outras blogs e sites, desde que o comentarista apenas post o link do artigo ou cite trechos do artigo. A cópia integral não será permitida.