terça-feira, 31 de maio de 2016

Tomás de Aquino morreu acreditando na Imaculada Conceição?


Um dos maiores constrangimentos para o dogma da imaculada conceição é sua negação pelos maiores doutores da igreja romana. O principal deles e considerado por muitos o maior teólogo católico romano é Tomás de Aquino. Mesmo os apologistas católicos reconhecem que em algum momento de sua vida ele negou a imaculada conceição:

Como se verificou anteriormente, a Beata Virgem Maria tornou-se Mãe de Deus concebendo do Espírito Santo. Para corresponder à dignidade de um Filho tão excelso, convinha que ela também fosse purificada de modo extremo. Por isso, deve-se crer que ela foi imune de toda nódoa de pecado atual, não somente de pecado mortal, bem como de venial, graça jamais concedida a nenhum outro santo abaixo de Cristo (...) Ela não foi imune apenas de pecado atual, como também, por privilégio especial, foi purificada do pecado original. Convinha, contudo relembrar que o op é pandula, ser ela concebida com pecado original, porque foi concebida de união de dois sexos. (CTh. c. 224)

O renomado mariólogo Juniper Carol escreve:

São Tomás de Aquino (1225-1274) tratou a questão da Imaculada Conceição apenas incidentalmente, como cognato à sua consideração da impecabilidade de Cristo. Ele seguiu o ensino de St. Bernardo, e assim possivelmente se pode considerar que sua relutância em admitir a imunidade de Maria do pecado desde o primeiro momento da sua concepção foi devido ao fracasso dos escolásticos em desenvolver uma noção precisa do momento da concepção e animação. Alguns expoentes de St. Tomás têm se esforçado para estabelecer que o Doutor Angélico virtualmente ensinou a Imaculada Conceição, e certamente eles têm sustentando que a "concepção" tinha sido tratada de forma completamente por ele. Mas a maioria dos estudantes de St. Tomás estão bastante preparados para admitir que o Doutor Angélico simplesmente negou a liberdade de Maria do pecado original. (Fonte)

A citação é da principal obra de Aquino – a Suma Teológica. Os apologistas católicos defendem que Tomás mudou de ideia. Mais para o fim de sua vida, ele teria abraçado a doutrina romanista:

Ela é, pois, puríssima também quanto à culpa, pois nunca incorreu em nenhum pecado, nem original, nem mortal ou venial. (Exposito super salutatione angélica)

O problema é que “nem o pecado original” é uma interpolação posterior. Richard Gibbings já havia apontado há muito tempo que essa é mais uma das falsificações romanistas – veja aqui. Uma edição crítica moderna (produzida por críticos católicos romano) dessa obra não inclui o trecho citado – veja aqui:

Ipsa enim purissima fuit et quantum ad culpam, quia ipsa virgo nec mortale nec veniale peccatum incurrit.

Comparem com o texto fornecido pelos católicos:

Ipsa enim purissima fuit et quantum ad culpam, quia ipsa virgo nec originale, nec mortale nec veniale peccatum incurrit

A edição crítica não traz “nec originale”. E na mesma obra:

Sed Christus excellit beatam virginem in hoc quod sine originali conceptus et natus est. Beata autem virgo in originali est concept (…)

Cristo excedeu a Virgem Santíssima no fato de que ele foi concebido e nascido sem pecado original. Mas a Santíssima Virgem foi concebida em pecado original, mas não nasceu nele.

Portanto, Tomás de Aquino não mudou de ideia. A obra invocada para provar isso afirma o oposto. 

Um comentário:

  1. Se o próprio Jesus foi tentado por Satanás... Se Satanás usou das próprias Escrituras para tentá-Lo, que diremos nós se não estivermos como Jesus, mui apegados e relacionados as Escrituras para replicá-lo quando as usa tão hipocritamente? Seja: isolando um testo fora do seu contexto para aplicá-lo como pretexto para deturpar a verdadeira síntese ou interpretação?... LUCAS, toda fala católica, mesma àquela de origem bíblica, não tem outro objetivo que ensejar um "imbróglio" contra a mesma Bíblia... Seja, simplesmente foi, é, ou será usada a favor do Inferno onde o verdadeiro deus católico os inspira. Sem essa de achar que existem católicos ("honestos", porem "ignorante"). Mesmo que haja, ou houvesse católicos honestos, quem os inspira continua sendo o rei das potestades das Trevas Satanás. Obviamente! Porque ainda estão sob o jugo de Satanás... Mesmo se fora o mais honesto dos mortais. SIM! Senão não participavam das doutrinas ensinadas pelos demônios onde se proíbe o casamento e certos tipos de alimentações dadas por Deus para Seus servos. Afora a maldita idolatria e a invocação de mortos (santos). "Ah, eles estão cegos meu irmão, use de amor para com eles; você não está agradando a Deus falando assim"... Uma "Ova! Pois estou exatamente repetindo o que a Bíblia me ensina: Não participar. Porem antes denunciar as obras infrutíferas das Trevas. Ora! Se Satanás usou da própria Escritura na tentativa de fazer cair Jesus, quem somos nós para "dar mole" A Satanás e esses seus asseclas romanistas?... PIOR! Se através da própria Bíblia Satanás tentou deturpar as Escrituras em relação a Jesus, que dirá se dermos azo a considerar alguma legitimidade na maldita e pseudo "Tradição oral" católica e, ou "Magistério" romanista? Gente! Se lá, através das mesmas Escrituras; que é a Verdade de fato, o Diabo tentou "enrolar" o próprio Jesus; que é Deus. Que dirá através destas duas latas de lixo (Tradição e Magistério) repletos de mentiras, mesclados com meias verdades, somadas a sofismas e afiançados por burlas fará ou tentará contra nossa Fé? Ai está o "Ecumenismo" em pleno vapor; justo por dar algum valor a podridão romanista. Então, vamos que vamos! Chumbo grosso neles...

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários que;

- Tenham ofensas;
- Não sejam pertinentes ao tema do artigo;
- Sejam Ctrl C + Ctrl V de outros blogs e sites.

É permitido citar outras blogs e sites, desde que o comentarista apenas post o link do artigo ou cite trechos do artigo. A cópia integral não será permitida.